Municípios ASSOCIADOS


Linhares/ES

img

Linhares é um município brasileiro no litoral do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 130 km. Ocupa uma área de 3 496,263 km², sendo que 39 km² estão em perímetro urbano. Sua população em 2021 era de 179 755 habitantes, posicionando-se então como o sexto município mais populoso do Espírito Santo.

História
A vigilância ao tráfico de ouro através do rio Doce deu origem ao Povoado de Coutins, onde, em 1800, foi implantado o quartel militar, com o mesmo nome, que fazia a proteção da navegação do rio Doce. Os índios do grupo botocudo, nação tapuia ou gê, primeiros donos das terras, resistiam tenazmente a qualquer colonização branca na área, até que sucumbiram diante do poderio das armas às suas, sendo que os colonizadores os dizimaram totalmente.

O primeiro povoado foi inteiramente destruído por ataques dos índios botocudos. E em 1809, outro povoado foi levantado no mesmo lugar, recebendo o nome de Linhares, em homenagem a Dom Rodrigo de Sousa Coutinho, o conde de Linhares. O povoado ficava situado num platô em forma de meia-lua, às margens do rio Doce. No leste e no oeste do povoado ficavam situados dois quartéis militares para avisar a população de prováveis ataques dos indígenas: Um quartel estava situado onde hoje é o Bairro Aviso (daí o nome). O outro, localizava-se nas proximidades de onde fica hoje o Colégio Estadual.

Em 1819, foi feita, por ordem de Francisco Alberto Rubim, uma "Vista e Perspectiva do Povoado de Linhares", e nela, vê-se também a primeira igreja, construída sob o patrocínio de Rubim. O povoado foi construído em volta de uma praça quadrada (atual Praça 22 de Agosto), que guarda até hoje seu traçado original. Nessa praça que os índios dançavam e cantavam no passado.

Formação administrativa
Em abril de 1833, em execução a uma Provisão de Paço Imperial o povoado é elevado a condição de vila, sendo sede do município do mesmo nome - Linhares - sob a proteção de N. S. da Conceição. Provisão de Paço corresponde, hoje, a um decreto do Presidente da República. Em 22 de agosto do mesmo ano, realizou-se a primeira sessão solene da Câmara de Vereadores do município de Linhares, dando "início a sua vida político-administrativa". Nessa época, o Brasil era império, o Espírito Santo uma província, e era vila, a sede dos municípios; não existindo prefeito, os municípios eram administrados pela câmara de vereadores.
Vila de Linhares desenhada pelo imperador Dom Pedro II em 1860

Naquela época toda área da região era coberta pela Mata Atlântica, que aos poucos, e no decorrer de um século, foi devastada dando lugar a povoamentos, pastoreio e agricultura.

O território do município de Linhares abrangia os que são hoje os municípios de Linhares, Rio Bananal, Colatina, Baixo Guandu, Pancas, São Gabriel da Palha, Sooretama e partes de Ibiraçu, Santa Teresa e Itaguaçu.

No final do século XIX, a Vila de Linhares entrou em decadência e o povoado de Colatina, que pertencia ao município de Linhares, conheceu rápido crescimento graças à colonização italiana com o plantio de café e a inauguração dos trilhos da Estrada de Ferro Vitória - Minas. Assim, por decreto de 30 de dezembro de 1921, ficou criado o município de Colatina, englobando a vila e o antigo município de Linhares. Esse fato contribuiu mais ainda com a decadência de Linhares verificada durante os 22 anos seguintes.

Geografia
Situa-se a uma latitude 19º23'28" sul e a uma longitude 40º04'20" oeste, estando a uma altitude de 33 metros. Linhares é destaque mundial quando se fala em “água”. Apelidada de “cidade das águas”, a cidade norte capixaba é a cidade que mais possui lagoas na América Latina, chegando a marca de 90 lagoas, dentre elas a maior do Brasil, a lagoa Juparanã e a mais profunda do país, a lagoa das Palmas.

Também na cidade é presente o rio Doce, onde tem o seu encontro com o oceano Atlântico. Além de muitos outros rios. A cidade também é a que mais possui praias em todo Espírito Santo, em um total de mais de 100 km de litoral. Destaca-se que somente em Linhares é presente 84% do total de toda água doce do Espírito Santo.

Clima
O clima da região pode ser classificado segundo a classificação climática de Köppen como tropical Aw, apresentando um verão chuvoso e quente e um inverno seco e ameno. O outono e a primavera são estações de transição entre o inverno e o verão e vice-versa. Na primavera começa a umidade do verão e o outono começa a secura do inverno.

Devido à grande modificação da paisagem, principalmente no que concerne às matas, o clima está descaracterizado, havendo ligeira diminuição das precipitações nos meses de inverno, por causa da penetração das massas polares vindas do sul. Antigamente, a vegetação diminuía o ímpeto desta penetração e, agora, nota-se certo desequilíbrio na primavera e verão, quando são alternados os índices de maiores ou menores precipitações. Linhares foi inclusive incluída na Sudene por apresentar períodos consideráveis de estiagem, o que prejudica imensamente a pecuária e a agricultura.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde 1970 a menor temperatura registrada em Linhares ocorreu nos dias 1 de junho de 1979 e 11 de agosto de 1997, ambos com mínima de 10 °C, enquanto a maior atingiu 39,1 °C em 25 de fevereiro de 2006. O maior acumulado de precipitação em 24 horas alcançou 200,7 milímetros (mm) em 20 de novembro de 2001. Desde outubro de 2006, a rajada de vento mais forte alcançou 21,9 m/s (78,8 km/h) em 11 de fevereiro de 2020 e o menor índice de umidade relativa do ar (URA) foi de 9%, na tarde de 18 de maio de 2022.


Site Oficial: www.linhares.es.gov.br

Localização
Logradouro: Setor Setor de Autarquias Sul Quadra 04 Bloco A, Sala 903
Complemento: Edif Victoria O. Tower
Bairro: Asa Sul
CEP: 70070-040
Município: Brasília
Estado: Distrito Federal

Para correspondência
Abramt Ass.bras.dos Municipios C/Terminais Maritimos,Fluviais e Terrestres
P/Embarque e Desemb. de Petroleo e Gas Natural - Abramt
Setor Setor de Autarquias Sul Quadra 04 Bloco A, Sala 903
Edif Victoria O. Tower
Asa Sul
Brasília DF - CEP: 70070-040
Mapa do Site
Diretoria
História
Associados
Legislação
Notícias
Prestação de Contas
Fale com a ABRAMT



Desenvolvido por César Guedes Rios - [51] 99715-4591